A CONQUISTA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PELAS CRIANÇAS NA COZINHA:

Resumo do Projeto:

O projeto tem como objetivo incentivar a alimentação saudável para crianças de quatro a onze anos residentes no Distrito Federal, por meio de oficinas culinárias teórico-práticas, com contribuição dos alunos de graduação em nutrição da UnB e outras faculdades. As atividades desenvolvidas são: planejamento e realização de oficinas culinárias teórico-práticas (no máximo 12 crianças em cada turma), com apoio dos alunos de graduação em nutrição como extensionistas; orientação das crianças para escolhas alimentares saudáveis, incluindo o incentivo ao consumo de hortaliças e frutas e estimulação do contato e do desenvolvimento sensorial das crianças para alimentos e preparações com baixo teor de sódio, gordura e açúcar; testes de receitas com isenção ou redução de açúcar, gordura ou sódio.

Professores Participantes:

Raquel Botelho (coordenadora)

Renata Zandonadi

Ivana Vasconcelos (nutricionista técnica)

Contato: raquelbabotelho@gmail.com


ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA:

Resumo do Projeto:

O projeto consiste na orientação, treinamento de pessoas e desenvolvimento de preparações e materiais de orientação acerca dos alimentos e alimentação para a comunidade de acordo com o a especificidade alimentar de cada grupo a fim de melhorar a qualidade de vida da população que depende de alimentação específica. As receitas para fins especiais são desenvolvidas e previamente testadas no laboratório de técnica dietética da Universidade de Brasília de acordo com os objetivos previamente propostos. São elaborados materiais didáticos que possibilitam a reprodução dos processos de preparo de alimentos, bem como sua divulgação por meio impresso e virtual. Desta forma, pretende-se que os participantes dos projetos sejam multiplicadores em seus locais de atuação, contando com o apoio técnico-científico necessário para a atividade.

Professores Participantes:

Renata Zandonadi

Raquel Botelho

Rita Akutsu

Contato: renatapz@unb.br


CASA – CENTRO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Resumo do Projeto:

O CASA – Centro de Alimentação Saudável é um projeto de extensão de ação contínua, desenvolvido desde 2004 pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília. Atendendo a demandas externas da comunidade em geral, o CASA realiza ações de promoção de alimentação adequada e saudável e avaliação nutricional para diferentes públicos. Por meio de parcerias com várias instituições, o CASA atua estabelecendo uma relação dinâmica entre a universidade e a comunidade.

São disponibilizadas à comunidade exposições e atividades educativas conduzidas pela equipe do CASA sobre: a leitura correta de rótulos; o teor de gordura, açúcar e sal nos alimentos; alimentos industrializados com apelo infantil; mitos e verdades em alimentação; e teor de álcool em bebidas. O CASA ainda divulga textos informativos sobre alimentação adequada e saudável no seu perfil do Instagram @casa_unb.

O projeto proporciona formação mais abrangente aos alunos extensionistas e aproximação destes com os professores e a comunidade. Logo, todos ganham em conhecimento e experiência. Atualmente, o CASA conta com a participação de dez estudantes de graduação em Nutrição e duas alunas de pós-graduação.

Professores Participantes:

Profa. Vivian Gonçalves

Profa. Natacha Toral

Profa. Larissa Bueno

Contato: casa@unb.br


PROJETO MUTIPLICASSAN – PROMOVENDO A CULTURA DE DIREITOS:

Resumo do Projeto:

A Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) é uma política pública no Brasil; no entanto, a tarefa de manutenção de direitos sociais demanda mobilização permanente na luta pela garantia de direitos sociais. O projeto se trata de um curso de Educação Popular voltado para a garantia da SSAN em contextos/ territórios com violações do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAAS). Em sua Terceira edição (2023) será realizado na Cozinha Solidária do Sol Nascente- Ceilândia – Brasília/DF do MTST e voltada para as mulheres e crianças da comunidade, no formato de rodas de culturas com o apoio de dinâmicas ativas e participativas ao longo de seis encontros. Para cada encontro, haverá́ atividades envolvendo o espaço da horta agroecológica para vivências e práticas com a produção de alimentos, a realização de oficinas de saberes, memórias e sabores culinários culturalmente referenciados, oficinas de letramento e de inclusão produtiva e debates sobre o DHAAS.

Professores Participantes:

Anelise Rizzolo – NUT/FS/UnB (Coordenadora)

Caetana Rezende Silva – Faculdade de Educação / UnB (Coordenadora Adjunta)

Contato: anelise.unb@gmail.com


LIGA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO, ESPORTE E METABOLISMO (LANEM):

Resumo do Projeto:

A Liga Acadêmica de Nutrição, Esporte e Metabolismo (LANEM) visa complementar e aprofundar a formação acadêmica dos estudantes de nutrição e áreas afins nos campos da ‘Nutrição e Alimentação no Esporte’ e ‘Nutrição e Metabolismo’. Além disso, a LANEM tem como objetivo despertar o interesse dos discentes pela pesquisa científica e contribuir no seu amadurecimento profissional e desenvolvimento de habilidades e competências. São atividades desenvolvidas: aulas teóricas, discussão de casos clínicos e artigos científicos, publicação de conteúdos técnico-científicos no perfil do Instagram da liga (@lanem.unb) e desenvolvimento de cursos e capacitações.

Professor Responsável:

Caio Eduardo Gonçalves Reis

Contato: caioedureis@gmail.com


NUTRINDO COM AMOR: UM PROJETO DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR COM GESTANTES E PUÉRPERAS:

Resumo do Projeto:

O projeto de extensão interdisciplinar "Nutrindo com Amor" consiste em uma atividade de grupo com gestantes e puérperas, que surgiu por meio de iniciativa dos estudantes de graduação dos cursos da área da saúde, a partir da vivência com pacientes gestantes do Ambulatório Nutricional Pré-natal de Alto Risco (PNAR), voltado para gestantes de alto risco do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A gestação e o puerpério constituem períodos de transformações físicas, biológicas e emocionais. A assistência pré-natal e pós-parto oportuniza ações de rastreio, diagnóstico e o acompanhamento contínuo do binômio mãe-filho. Nem sempre o atendimento individual possibilita uma escuta ativa das ansiedades e dificuldades do ciclo gravídico-puerperal, sendo necessário ações que propiciem o acolhimento e apoio social. O projeto visa propiciar um ambiente de acolhida de dúvidas e trocas de vivências entre as participantes e os profissionais da saúde, a fim de superar as novas situações de vida. O público alvo são gestantes e puérperas assistidas no HUB e nas Unidades Básicas de Saúde do Itapuã e São Sebastião. Os encontros serão mensais. Perfil do Instagram: @nutrindocomamorunb.

Professores Participantes:

Rita de Cassia Melao de Morais

Viviane Belini Rodrigues

Contato: rodanutrindocomamor@gmail.com


UNIDADE DE ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO ATLETA PARALÍMPICO (UNATLETA):

Resumo do Projeto:

O projeto que se propõe a assistir nutricionalmente os paratletas de alto rendimento do Distrito Federal, visando contribuir para o melhor desempenho, na investigação científica e formação de nutricionistas na área de nutrição esportiva. Os atendimentos são realizados em três dias da semana em horários pré-estabelecidos semestralmente. O público alvo são atletas de alto rendimento do Distrito Federal encaminhados pelo CETEFE (Centro de Treinamento de Educação Física Especial) ou pelos treinadores. Na primeira consulta é realizada uma anamnese onde são coletados dados socioeconômicos, antropométricos, realizando perimetria, dobras cutâneas e avaliação por bioimpedância elétrica. Também são coletados dados de consumo alimentar por meio do uso do recordatório de 24h, o qual na primeira consulta é solicitado aos atletas um registro alimentar de 3 dias e Questionário de Frequência Alimentar. Posteriormente, é avaliado o consumo no programa NDSR (Nutrition Data System Research). Além do contato na unidade, os coordenadores e estagiários realizam visitas no local de treinamento dos atletas. Atletas de 11 modalidades (tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas, tiro com arco, natação, hipismo, halterofilismo, vela, remo, atletismo, rugby e badminton) recebem acompanhamento. Os atletas acompanhados competem em nível regional, nacional e internacional, sendo alguns atletas do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Professores Participantes:

Teresa Helena Macedo da Costa (coordenadora)

Carolina A L Sasaki

Emerson Fachin Martins

Alan Ferreira

Contato: thmdacosta@gmail.com


VERDEJAR: ALIMENTAÇÃO, CONSUMO CONSCIENTE E BEM-ESTAR DE IDOSOS:

Resumo do Projeto:

O envelhecimento saudável é definido como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na velhice. O processo de envelhecimento está relacionado a fatores nutricionais e de bons hábitos de vida, como bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos regulares. O Verdejar destina-se ao público de 55 a 75 anos, o qual visa favorecer e estimular o consumo alimentar saudável e sustentável em idosos e propiciar assistência e o incentivo aos bons hábitos de saúde com protocolos validados em idosos. São desenvolvidas atividades como: divulgação ao público idoso das hortaliças ricas em nitrato; fornecimento de hortaliças e consequente estímulo do consumo alimentar saudável e sustentável em idosos; promoção de atividades que incentivam os bons hábitos de saúde relacionados à alimentação e atividade física com protocolos validados em idosos.

Professores Participantes:

Sandra Fernandes Arruda

Teresa Helena Macedo da Costa

Contato: arruda@unb.br

A CONQUISTA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PELAS CRIANÇAS NA COZINHA:

Resumo do Projeto:

O projeto tem como objetivo incentivar a alimentação saudável para crianças de quatro a onze anos residentes no Distrito Federal, por meio de oficinas culinárias teórico-práticas, com contribuição dos alunos de graduação em nutrição da UnB e outras faculdades. As atividades desenvolvidas são: planejamento e realização de oficinas culinárias teórico-práticas (no máximo 12 crianças em cada turma), com apoio dos alunos de graduação em nutrição como extensionistas; orientação das crianças para escolhas alimentares saudáveis, incluindo o incentivo ao consumo de hortaliças e frutas e estimulação do contato e do desenvolvimento sensorial das crianças para alimentos e preparações com baixo teor de sódio, gordura e açúcar; testes de receitas com isenção ou redução de açúcar, gordura ou sódio.

Professores Participantes:

Raquel Botelho (coordenadora)

Renata Zandonadi

Ivana Vasconcelos (nutricionista técnica)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


ALIMENTAÇÃO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA:

Resumo do Projeto:

O projeto consiste na orientação, treinamento de pessoas e desenvolvimento de preparações e materiais de orientação acerca dos alimentos e alimentação para a comunidade de acordo com o a especificidade alimentar de cada grupo a fim de melhorar a qualidade de vida da população que depende de alimentação específica. As receitas para fins especiais são desenvolvidas e previamente testadas no laboratório de técnica dietética da Universidade de Brasília de acordo com os objetivos previamente propostos. São elaborados materiais didáticos que possibilitam a reprodução dos processos de preparo de alimentos, bem como sua divulgação por meio impresso e virtual. Desta forma, pretende-se que os participantes dos projetos sejam multiplicadores em seus locais de atuação, contando com o apoio técnico-científico necessário para a atividade.

Professores Participantes:

Renata Zandonadi

Raquel Botelho

Rita Akutsu

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


CASA – CENTRO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Resumo do Projeto:

O CASA – Centro de Alimentação Saudável é um projeto de extensão de ação contínua, desenvolvido desde 2004 pelo Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília. Atendendo a demandas externas da comunidade em geral, o CASA realiza ações de promoção de alimentação adequada e saudável e avaliação nutricional para diferentes públicos. Por meio de parcerias com várias instituições, o CASA atua estabelecendo uma relação dinâmica entre a universidade e a comunidade.

São disponibilizadas à comunidade exposições e atividades educativas conduzidas pela equipe do CASA sobre: a leitura correta de rótulos; o teor de gordura, açúcar e sal nos alimentos; alimentos industrializados com apelo infantil; mitos e verdades em alimentação; e teor de álcool em bebidas. O CASA ainda divulga textos informativos sobre alimentação adequada e saudável no seu perfil do Instagram @casa_unb.

O projeto proporciona formação mais abrangente aos alunos extensionistas e aproximação destes com os professores e a comunidade. Logo, todos ganham em conhecimento e experiência. Atualmente, o CASA conta com a participação de dez estudantes de graduação em Nutrição e duas alunas de pós-graduação.

Professores Participantes:

Profa. Vivian Gonçalves

Profa. Natacha Toral

Profa. Larissa Bueno

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


PROJETO MUTIPLICASSAN – PROMOVENDO A CULTURA DE DIREITOS:

Resumo do Projeto:

A Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) é uma política pública no Brasil; no entanto, a tarefa de manutenção de direitos sociais demanda mobilização permanente na luta pela garantia de direitos sociais. O projeto se trata de um curso de Educação Popular voltado para a garantia da SSAN em contextos/ territórios com violações do Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAAS). Em sua Terceira edição (2023) será realizado na Cozinha Solidária do Sol Nascente- Ceilândia – Brasília/DF do MTST e voltada para as mulheres e crianças da comunidade, no formato de rodas de culturas com o apoio de dinâmicas ativas e participativas ao longo de seis encontros. Para cada encontro, haverá́ atividades envolvendo o espaço da horta agroecológica para vivências e práticas com a produção de alimentos, a realização de oficinas de saberes, memórias e sabores culinários culturalmente referenciados, oficinas de letramento e de inclusão produtiva e debates sobre o DHAAS.

Professores Participantes:

Anelise Rizzolo – NUT/FS/UnB (Coordenadora)

Caetana Rezende Silva – Faculdade de Educação / UnB (Coordenadora Adjunta)

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


LIGA ACADÊMICA DE NUTRIÇÃO, ESPORTE E METABOLISMO (LANEM):

Resumo do Projeto:

A Liga Acadêmica de Nutrição, Esporte e Metabolismo (LANEM) visa complementar e aprofundar a formação acadêmica dos estudantes de nutrição e áreas afins nos campos da ‘Nutrição e Alimentação no Esporte’ e ‘Nutrição e Metabolismo’. Além disso, a LANEM tem como objetivo despertar o interesse dos discentes pela pesquisa científica e contribuir no seu amadurecimento profissional e desenvolvimento de habilidades e competências. São atividades desenvolvidas: aulas teóricas, discussão de casos clínicos e artigos científicos, publicação de conteúdos técnico-científicos no perfil do Instagram da liga (@lanem.unb) e desenvolvimento de cursos e capacitações.

Professor Responsável:

Caio Eduardo Gonçalves Reis

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


NUTRINDO COM AMOR: UM PROJETO DE EXTENSÃO INTERDISCIPLINAR COM GESTANTES E PUÉRPERAS:

Resumo do Projeto:

O projeto de extensão interdisciplinar "Nutrindo com Amor" consiste em uma atividade de grupo com gestantes e puérperas, que surgiu por meio de iniciativa dos estudantes de graduação dos cursos da área da saúde, a partir da vivência com pacientes gestantes do Ambulatório Nutricional Pré-natal de Alto Risco (PNAR), voltado para gestantes de alto risco do Hospital Universitário de Brasília (HUB). A gestação e o puerpério constituem períodos de transformações físicas, biológicas e emocionais. A assistência pré-natal e pós-parto oportuniza ações de rastreio, diagnóstico e o acompanhamento contínuo do binômio mãe-filho. Nem sempre o atendimento individual possibilita uma escuta ativa das ansiedades e dificuldades do ciclo gravídico-puerperal, sendo necessário ações que propiciem o acolhimento e apoio social. O projeto visa propiciar um ambiente de acolhida de dúvidas e trocas de vivências entre as participantes e os profissionais da saúde, a fim de superar as novas situações de vida. O público alvo são gestantes e puérperas assistidas no HUB e nas Unidades Básicas de Saúde do Itapuã e São Sebastião. Os encontros serão mensais. Perfil do Instagram: @nutrindocomamorunb.

Professores Participantes:

Rita de Cassia Melao de Morais

Viviane Belini Rodrigues

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


UNIDADE DE ATENDIMENTO NUTRICIONAL AO ATLETA PARALÍMPICO (UNATLETA):

Resumo do Projeto:

O projeto que se propõe a assistir nutricionalmente os paratletas de alto rendimento do Distrito Federal, visando contribuir para o melhor desempenho, na investigação científica e formação de nutricionistas na área de nutrição esportiva. Os atendimentos são realizados em três dias da semana em horários pré-estabelecidos semestralmente. O público alvo são atletas de alto rendimento do Distrito Federal encaminhados pelo CETEFE (Centro de Treinamento de Educação Física Especial) ou pelos treinadores. Na primeira consulta é realizada uma anamnese onde são coletados dados socioeconômicos, antropométricos, realizando perimetria, dobras cutâneas e avaliação por bioimpedância elétrica. Também são coletados dados de consumo alimentar por meio do uso do recordatório de 24h, o qual na primeira consulta é solicitado aos atletas um registro alimentar de 3 dias e Questionário de Frequência Alimentar. Posteriormente, é avaliado o consumo no programa NDSR (Nutrition Data System Research). Além do contato na unidade, os coordenadores e estagiários realizam visitas no local de treinamento dos atletas. Atletas de 11 modalidades (tênis de mesa, tênis de cadeira de rodas, tiro com arco, natação, hipismo, halterofilismo, vela, remo, atletismo, rugby e badminton) recebem acompanhamento. Os atletas acompanhados competem em nível regional, nacional e internacional, sendo alguns atletas do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro).

Professores Participantes:

Teresa Helena Macedo da Costa (coordenadora)

Carolina A L Sasaki

Emerson Fachin Martins

Alan Ferreira

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


VERDEJAR: ALIMENTAÇÃO, CONSUMO CONSCIENTE E BEM-ESTAR DE IDOSOS:

Resumo do Projeto:

O envelhecimento saudável é definido como o processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na velhice. O processo de envelhecimento está relacionado a fatores nutricionais e de bons hábitos de vida, como bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos regulares. O Verdejar destina-se ao público de 55 a 75 anos, o qual visa favorecer e estimular o consumo alimentar saudável e sustentável em idosos e propiciar assistência e o incentivo aos bons hábitos de saúde com protocolos validados em idosos. São desenvolvidas atividades como: divulgação ao público idoso das hortaliças ricas em nitrato; fornecimento de hortaliças e consequente estímulo do consumo alimentar saudável e sustentável em idosos; promoção de atividades que incentivam os bons hábitos de saúde relacionados à alimentação e atividade física com protocolos validados em idosos.

Professores Participantes:

Sandra Fernandes Arruda

Teresa Helena Macedo da Costa

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.